2D, 3D, BIM – 1: Movendo do CAD 2D para 3D

Em 21/03/2019 15:52
Atualizado em 22/03/2019 17:35

Guia passo-a-passo / Tuturial por Portal Graphics

2D, 3D, BIM – 1: Movendo do CAD 2D para 3D

Texto original de Rose Barfield, do blog internacional da Bricsys

A cada semana, guiarei você por um estágio diferente do processo para criar desenhos 3D a partir de dados 2D. Para este exemplo, estou usando um projeto de uma casa relativamente simples. Nas próximas semanas, mostrarei a você como criar salas mais rapidamente usando algumas das ferramentas BIM do BricsCAD, mas por enquanto, todos os comandos usados ​​estão disponíveis no BricsCAD Platinum.

Se encontrou o caminho para essa página, é bem provável que você seja um conhecedor profundo de tudo o que é 2D e vetorial, mas quando se trata de pensar na terceira dimensão, você pode estar com um pouco de dificuldade. Se você é novo no BricsCAD, sugiro que confira nossas lições e pode explorar mais a seguir.

Comandos abordados neste tutorial:

  • EXTRUDE
  • DMPUSHPULL
  • XEDGES
  • SELECTALIGNEDFACES
  • TCONNECT
  • JOIN

Configurações
A primeira coisa que devemos fazer é mudar para a área de trabalho 3D ou Modelagem.

Também é uma boa ideia ativar: o cursor Quad, DYN (entradas dinâmicas), ESNAP e DUCS (coordenadas dinâmicas de usuário) e desativar: Ortho.

Comece com o que você sabe
É provável que você tenha alguns desenhos vetoriais em 2D. Comece importando-os no BricsCAD


Uma vista em planta 2D que eu já tinha no formato .dwg

As paredes
Para começar eu extrudei o traçado para cima para criar as paredes.

Para fazer isso:

1.Passe o mouse sobre seu trabalho de linha, você provavelmente notará que o Quad detecta automaticamente o limite das linhas e realça isso em verde.
Dica: Se isso não ocorrer, ative o limite na barra de ferramentas Modos de Seleção.

2.Você pode então usar o Quad para selecionar EXTRUSAO (também encontrado na seção Sólidos da guia Modelo na faixa de opções).

3.Pequenas caixas azuis aparecerão (DYN) onde você pode inserir o comprimento e o ângulo de extrusão.
Nota: A função de Extrusão pode criar sólidos e superfícies. Use o modo de seleção para mudar entre as duas possibilidades.

Editando a Altura
Uma vez extrudado, minhas paredes pareciam muito altas. Selecionei a parte superior da parede usando SELECTALIGNEDFACES e usei Empurrar/Puxar para alterar a altura.

Para fazer isso:
1.Passe o mouse sobre a borda da parede. O vértice ficará laranja.

2.Clique em Tab e a seleção muda para a superfície superior da parede.

Nota: Se o cursor não estiver selecionando o item desejado, marque a barra de ferramentas Modos de Seleção.

3.Em seguida, use o comando SELECTALIGNEDFACES para selecionar todas as arestas da parede alinhadas com a primeira seleção.

4.Depois disso, use DMPUSHPULL (seção Modelagem Direta da aba Modelo na Faixa de Opções) para reduzir a altura das paredes.

Fechando as lacunas
A próxima coisa que notei foi que o meu prédio tinha buracos em todos os lugares onde deveria haver uma porta, o que provavelmente tornaria frio. Não é bem o que eu estava procurando, mas fácil de corrigir usando Conectar com Mais Próximo!

Para fazer isso:
1.Selecione a face para editar e use Conectar-T (Conectar com o mais próximo) para Extrudar as bordas da parede e fechar as lacunas.

Adicionando o piso
Finalmente, usei o comando UNIR para conectar as linhas das bordas do limite e extrudar para baixo, para adicionar uma laje de piso ao pavimento.

Para fazer isso:
1.Selecione as linhas que compõem a borda do prédio e use JOIN.

2.Em seguida, use EXTRUSAO para criar o piso.
Dica: Se você já se entusiasmou um pouco e apagou todas as linhas, você pode usar EXTARESTAS (Extrair Arestaas) para criar polilinhas a partir de um vértice.

Se você seguiu tudo, você deve acabar com algo que se parece com isso.

Próxima vez
Agora que a casa parece bem sólida. Junte-se a mim na próxima semana quando eu mostrar a você como fazer uma janela a partir de um desenho de engenharia de baixa qualidade.

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