Spatial Manager™ para BricsCAD

Spatial Manager™ for BricsCAD é um poderoso aplicativo CAD criado para usuários BricsCAD que precisam importar, exportar e gerenciar dados geoespaciais de forma simples, rápida e barata, que inclui muitas possibilidades nunca vistas antes no BricsCAD.

Ele é um aplicativo leve que é executado dentro do BricsCAD, permite ao usuário importar e exportar dados geoespaciais entre desenhos .dwg BricsCAD e arquivos geoespaciais, servidores de dados ou repositórios de dados, exibir mapas de fundo e gerenciar dados alfanuméricos e tabelas de dados.

Importação para dentro do BricsCAD

Spatial Manager™ para BricsCAD importa dados espaciais para arquivos BricsCAD novos ou existentes, como entidades BricsCAD e Extensão de Dados da Entidade (EED). Usa um poderoso recurso que permite ao usuário escolher todos os parâmetros de importação necessários para obter informação espacial diferenciada em um desenho CAD.

Da estratificação automática ao preenchimento de polígonos, blocos, inclusive atributos mapeados, rotulagem, elevação, espessura ou filtros espaciais são apenas uma parte da funcionalidade do aplicativo durante a importação de arquivos espaciais, servidores de dados, armazenadores de dados e etc.

Existem algumas técnicas avançadas e poderosas para acelerar os processos de importação.

As "Tarefas" permitem salvar todos os parâmetros e opções de processos de importação a fim de repetir estes processos tantas vezes desejados. É possível executar um ou mais "Tarefas" de uma só vez.

Formatos suportados na importação para o BricsCAD podem ser oriundos de: Google Earth (KML ou KMZ), OpenStreetMap (OSM ou PBF), Shapefiles (SHP), GPS, Pontos (muitos formatos), Excel, Access, ESRI ArcInfo®, MapInfo, GML (GML ou GZ), PostGIS.

Exportação a partir do BricsCAD

Spatial Manager™ for BricsCAD exporta entidades de desenho para arquivos ou bancos de dados espaciais e salva sua Extensão de Dados da Entidade (EED) como tabelas de dados alfanuméricos utilizando um assistente que compartilha algumas das etapas com o assistente de importação. Da mesma forma, o usuário pode escolher ou selecionar os parâmetros de exportação para definir todos os dados de destino dentre um grande número de possibilidades.


Há opções para exportar a camada de entidades como handles, os atributos das referências de blocos, os textos e suas propriedades, etc. As entidades serão filtradas automaticamente durante a exportação, e todas as operações geométricas necessárias para ajustar o formato de dados de destino (como segmentação de entidades curvas) são executadas automaticamente.

Formatos exportados pelo Spatial Manager para BricsCAD são aceitos por: Google Earth (KML ou KMZ), Shapefiles (SHP), Pontos (muitos formatos), MapInfo, PostGIS, SQL Server, SQLite e muitos mais destinos geoespaciais.

Transformação de coordenadas

Spatial Manager™ for BricsCAD calcula transformações geométricas das características em linha com os processos de importação e exportação, o que dependerá do Sistema de Coordenada (CRS) escolhido para os dados de origem e de destino.
O usuário pode escolher os CRSs apropriados a partir de um catálogo CRS completo ou a partir de uma lista que inclui os mais recentes CRSs utilizados.

Mapas de fundo

Spatial Manager™ for BricsCAD permite que os usuários BricsCAD escolham entre muitos Mapas de Fundo de muitos fornecedores, tais como OpenStreetMap, Bing, MapBox, Ordnance Survey, etc. Estes mapas vão melhorar a qualidade dos desenhos e vão deixar os usuários comparar e fazer melhores verificações.

As imagens de mapas são atualizadas automaticamente quando as alterações de vista de desenho (zoom, pan, etc.) e quando a resolução de imagens é automaticamente adaptada para o tamanho da vista.

Gerenciamento da estrutura e edição direta dos dados

Spatial Manager™ for BricsCAD irá gerir os dados alfanuméricos que podem vir associados às entidades no processo de importação, mas os usuários também podem criar e editar a estrutura que será usada para armazenar os dados. Eles podem gerenciar as tabelas e os campos de acordo com as suas necessidades.

Além disso, os valores de dados podem ser modificados na paleta da aplicação e existem comandos para selecionar entidades de acordo com a tabela que se encontram ligados.

Fontes de dados do usuário

Spatial Manager™ for BricsCAD incorpora a tecnologia UDS para conectar facilmente com os servidores de banco de dados espaciais, armazenadores de dados, e também de forma que o usuário possa definir o caminho para um arquivo de dados espaciais particular, incluindo os seus próprios parâmetros de conexão.

UDSs evita ter de introduzir uma grande quantidade de parâmetros de conexão que não são fáceis de lembrar e são armazenados dentro das configurações do usuário para tirar proveito deles em todas as sessões do aplicativo.

Faça o download da versão de avaliação por aqui, e dê um passeio pelo software.