Por quê usar BIM?

Existem centenas de razões para não adotar o BIM - tanto comerciais quanto técnicas. Mas, gostaríamos de fazer uma proposta: não lute contra a onda do BIM. Em alguns artigos vou mostrar exemplos que reforçam sua utilidade.

Cadastrado em 26/06/2018 13:34
Atualizado em 26/06/2018 16:27

Guia passo-a-passo / Tuturial por Portal Graphics

Por quê usar BIM?

[Ilustração de um edifício projetado em computador para BIM 3D]

Por quê usar BIM?
Don Strimbu - Maio 29, 2018

Vou fazer uma aposta segura de que a sua empresa ainda não fez a transição para BIM (Building Information Modeling). Tudo bem, não se preocupe - 4 de 5 empresas também não fizeram.
Existem centenas de razões para não adotar o BIM - tanto comerciais quanto técnicas. Você provavelmente pode recitar algumas dessas razões sem a nossa ajuda. Mas, gostaríamos de fazer uma proposta: não lute contra a onda do BIM.
Em alguns artigos vou mostrar exemplos que reforçam em muito sua utilidade.

Projetando um edifício (virtual) com o BIM

Um BIM é uma representação virtual e digital do seu edifício. Conforme você faz suas escolhas de design e adiciona informações ao BIM, ele se torna uma fonte progressivamente mais rica de dados de design. Representa o conceito a partir de uma única fonte de dados integrados sobre o projeto.

Mesmo que os desenhos 2D sejam a saída final de qualquer projeto de construção, criá-los folha por folha no CAD 2D é um fluxo de trabalho arcaico, e propenso a erros. Gerenciar manualmente centenas de folhas de desenho é um processo frustrante e demorado. Gerenciar as inter-dependências entre os desenhos é ainda mais assustador.

No BIM, o Modelo Integrado de Informação do Edifício é em si o gerador das folhas de desenho que compõem a documentação de construção do seu projeto. O valor deste fluxo de trabalho 3D para 2D não pode ser exagerado. Tudo está integrado a um fluxo de trabalho adequado para modelagem das informações de construção - desde o projeto esquemático até a documentação executiva da construção.

"Este nível de automação e sincronização de desenhos pode ser excepcionalmente libertador."



BIM não precisa ser difícil

Você já pode ter ouvido falar que há muito trabalho inicial na criação de um BIM que acrescenta tempo e esforço a um projeto. Embora seja verdade que um fluxo de trabalho BIM é diferente de um fluxo de trabalho 2D, o esforço que você investe para fazer um BIM reduz o potencial de erros e as custosas ordens de alteração.

"Uma parte fundamental da proposta de valor do BIM é reduzir o custo de desenhar conjuntos de folhas, e melhorar sua precisão."

Na próxima postagem, vamos entrar em detalhes comparando os métodos de desenho 2D a um moderno fluxo de trabalho de BIM. Acredito que você vai respirar mais aliviado quando perceber como pode ser fácil mudar para o BIM.

Nós aqui na Bricsys acreditamos que a nossa proposta de valor BIM pode entregar resultados reais de negócios para qualquer empresa, em qualquer lugar. Não se trata de quanto você pode gastar ou de quantos consultores você pode envolver. Em nossa opinião, uma interface CAD familiar é o melhor lugar para começar. Se você já conhece o CAD 2D, já conhece 80% do BricsCAD BIM. 

Posts relacionados no blog:
1) Por quê usar BIM? (artigo atual)
2) Fluxos de trabalho 3D BIM versus Desenho 2D
3) O poderoso fluxo de trabalho 3D do BricsCAD

Assista os Tutoriais do BricsCAD BIM - aqui filmes narrados em Português.

Don Strimbu


Don é o Vice-Presidente de Comunicações na Bricsys. Ele tem 35 anos de experiência na indústria de CAD. É grande fã de tecnologia, sistemas de áudio de alta fidelidade e máquinas bem projetadas.


Tags da postagem

Conhecimentos Técnicos Renda Trabalho e Carreira Uso da Tecnologia

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar