Novo no BricsCAD® V19 - Parametrizar

Uma nova ferramenta, Parametrizar, no BricsCAD V19 torna mais fácil do que nunca criar restrições e tornar modelos 3D totalmente paramétricos. O comando adiciona rapidamente inteligência paramétrica a sólidos e permite ao usuário explorar muitas opções de variação dimensional.

Cadastrado em 17/01/2019 10:01
Atualizado em 17/01/2019 11:14

Guia passo-a-passo / Tuturial por Portal Graphics

Novo no BricsCAD® V19 - Parametrizar

Novo no BricsCAD® V19 - Parametrizar

Heidi Hewett - leitura: 4 min

Uma nova ferramenta, Parametrizar, no BricsCAD V19 torna mais fácil do que nunca criar restrições e tornar modelos 3D totalmente paramétricos. O comando adiciona rapidamente inteligência paramétrica a sólidos e permite ao usuário explorar muitas opções de variação dimensional.

Parametrizar

O modelo a seguir inclui apenas sólidos simples, como os disponíveis no Shape, BricsCAD e outras aplicações CAD populares. Se você abrir o painel Parâmetros, poderá ver que está vazio. O desenho não contém restrições ou parâmetros. Simplesmente selecione os sólidos que você deseja restringir e inicie a ferramenta PARAMETRIZAR.

[Selecionar sólidos para parametrizar]

BricsCAD aplica instantaneamente parâmetros e restrições para criar um modelo totalmente restringido! Você pode rolar toda a lista de parâmetros ou classificar pelo cabeçalho das colunas, incluindo nome, expressão ou valor.

[Painel Parâmetros]

Parâmetros e Restrições

Identifique facilmente associações entre parâmetro e geometria, selecionando uma face no modelo. Quaisquer restrições associadas à face são exibidas como ícones no modelo. Ícones diferentes representam os vários tipos de restrições.

[Icones de parâmetros e restrições]

Você pode passar o cursor sobre um ícone de restrição para visualizar sua geometria (e dimensões) relevantes, diretamente no modelo. Se selecionar o ícone da restrição, a lista no painel Parâmetros será filtrada para mostrar os parâmetros relevantes da restrição.

[Filtros de Parâmetros]

Se o painel Parâmetros não está sendo exibido, você poderá clicar em um parâmetro para visualizar e editar seus parâmetros relacionados, em uma lista desdobrável. Além de editar expressões na lista de parâmetros, você pode editá-las diretamente no modelo.

[Editando parâmetros]

Além de selecionar faces no modelo, você pode selecionar qualquer parâmetro na lista para mostrar seus parâmetros condutores ou parâmetros conduzidos.

[Mostrar parâmetros conduzidos]

Para testar o comportamento de um parâmetro, clique o bot. direito e escolha Animar. Ferramentas adicionais no menu de contexto e na parte superior do painel Parâmetros permitem adicionar ou excluir parâmetros. Você também pode procurar por uma seqüência de caracteres.

[Animar parâmetros]

Para facilitar a identificação dos parâmetros, você pode alterar seus nomes-padrão por nomes mais significativos. Inclua um prefixo comum para classificar e filtrar facilmente a lista de seus parâmetros mais importantes.

[Renomeando parâmetros]

Expressões

Embora a ferramenta Parametrizar faça um excelente trabalho ao prever os parâmetros e restrições mais apropriados a ser aplicados, ela não é um leitor de mentes. Felizmente, você pode modificar facilmente a expressão de um parâmetro para atender suas necessidades específicas. Em nosso exemplo, a profundidade total do modelo (Length_X) conduz a profundidade da prateleira de madeira. Em vez disso, você pode querer que a distância seja um valor independente de outros parâmetros.

[Visualizar parâmetros relevantes]

Você pode mostrar facilmente todos os parâmetros que fazem referência à ratio_1 e modificar suas expressões, removendo referências a outros valores. E então inserir um valor apropriado (expressão) para o parâmetro ratio_1 e renomea-lo adequadamente.

[Editando parâmetros]

Se você quiser garantir que a profundidade das prateleiras de madeira seja sempre maior que a profundidade das prateleiras de vidro, pode incluir GlassShelfDepth (prof. vidro) a expressão WoodShelfDepth (prof. madeira). Neste exemplo, as prateleiras de madeira serão sempre mais profundas do que as prateleiras de vidro.

[Adicionando outros parâmetros às expressões]

Da mesma forma, uma análise detalhada do parâmetro ratio_2 revela uma relação indesejada entre a largura das portas de vidro e toda a largura do armário. Ele pode ser facilmente modificado enquanto ainda mantém a integridade do modelo restrito.

[Editando expressões paramétricas]

Com algumas mudanças simples em alguns parâmetros e expressões, você pode criar um poderoso modelo 3D com flexibilidade virtualmente ilimitada.

[Modificando modelos com parâmetros]

Veja o comando Parametrizar em ação em diversos vídeos aqui disponíveis.

Saiba mais sobre outras melhorias valiosas para o BricsCAD V19.

Pronto para experimentar o BricsCAD V19?

Fácil de experimentar, fácil de comprar, fácil de manter. Isso é o BricsCAD.
Experimente todos os nossos produtos gratuitamente por 30 dias em www.bricsys.com.
Liberdade de escolha, além de licenças perpétuas (permanentes) que funcionam com todos os idiomas, em todos os lugares. Você vai apreciar o que criamos na família de produtos BricsCAD V19.

------------------------------------------------------------

Leia aqui mais artigos da Heidi Hewett:
Blog da Heidi - Trabalhando com Blocos
Blog da Heidi - Trabalhando com Referências
Blog da Heidi - Desenhando com Estilos
Blog da Heidi - Blocos Paramétricos 2D - Parte 1
Blog da Heidi - Blocos Paramétricos 2D - Parte 2
Blog da Heidi - Edição Classic do BricsCAD

------------------------------------------------------------

...Heidi Hewett - Como Gerente de Sucesso do Usuário, Heidi trouxe sua paixão por aprender para a Bricsys, onde trabalha para ajudar nossos clientes a entender o caminho mais rápido para o uso bem sucedido nos produtos BricsCAD. Durante 26 anos na Autodesk, Heidi trabalhou como Especialista em Treinamento, Engenheira Sênior de Aplicações e Gerente Técnica de Marketing.


Tags da postagem

Conhecimentos Técnicos Renda Trabalho e Carreira Uso da Tecnologia