Especificações detalhadas

Composições e Itens:
O PLEO é um software que usa composições próprias, oferecendo mais de 2.500 itens de composição disponíveis, além de permitir sua edição e a inclusão de novas composições. Dentre as composições já oferecidas há cerca de 800 cobrindo serviços executados na área das obras públicas, infra-estrutura, saneamento e redes.
 
Para atender a sistemática definida pelo SINAPI, a listagem de insumos do PLEO já traz mais de 4.000 itens de INSUMOS cadastrados no Sistema, e esses podem ser utilizados livremente nas composições do PLEO.  Você poderá criar as suas próprias composições para uso nos orçamentos. A Caixa Federal é quem organizar e gera as tabelas do SINAPI e sempre que a mesma é atualizada o usuário PLEO recebe essa atualização.

Relatórios:
A planilha atual do PLEO é gerada com emprego das composições que são todas de uso corrente para custos na Construção Civil. O software oferece diversas formulações de Relatórios (com planilhas impressas), bastante flexíveis, mas configuradas dentro de alguns limites pré-definidos, cobrindo planilhas: Global, Sintética, Simplificada, Analítica, Discriminada, de Resumo, de Insumos, das Verbas, e até em formato de planilha Gráfica.  Para quase todas essas planilhas se pode incluir em separado as componentes de Preços, de Custo, sem Custo, com valores Totais, valores Unitários, com e sem Percentuais, com e sem BDI, envolvendo Material e Mão-de-obra ou apenas Material, e apenas Mão-de-obra.

Técnicas de Orçamentação:
Os preços para as composições do PLEO são médios, válidos em todo o país.  No entanto, para ajustar às particularidades da região em que vai fazer as compras e executar a sua obra, você pode inserir os preços locais dos insumos, e até adotar índices de redução e/ou incremento baseados na comparação dos preços praticados no comércio local para os usados na planilha.

Um componente valioso para sua segurança na apropriação de custo é a CURVA ABC que o software cria automaticamente para cada orçamento, com os insumos relacionados por ordem de importância no valor global do empreendimento.
Com a CURVA ABC você pode focalizar sua atenção naqueles itens de insumos que compõem a maior parte do custo do empreendimento, reduzindo os riscos de imprecisão no cálculo e limitando as variações aos preços de itens que não têm importância decisiva no empreendimento.

Uma condição que também deve ser levada em conta é a diferença nos preços dos insumos quando a compra for realizada em pequenas quantidades, em relação à compra em grande volume. 

Atenção: o PLEO não inclui as planilhas de formato do DNIT, pois essas utilizam composições próprias do órgão.

Treinamento e Suporte Técnico:
O PLEO traz um conjunto de filmes narrados que cobrem todas as etapas de sua utilização, que estão disponíveis no CD-ROM de instalação.  O suporte técnico complementar é prestado pela Internet, sem custo adicional, diretamente com a equipe técnica de desenvolvimento do software.