Recursos que chegaram na Versão X3

Símbolos Inteligentes - Os mesmos objetos de biblioteca tem múltiplos recursos, e modificam sua aparência quando se muda a posição do observador.  Uma das grandes novidades está nos símbolos inteligentes, que agora mostram aspectos diferenciados, variando de acordo com a posição do observador.  Quando você estiver observando o desenho na vista em planta o símbolo vai mostrar o modo tradicional de desenho em 2D, mas, quando mudar a posição do observador, aparece com todas suas características em 3D forma, cores, materiais, permitindo compor o ambiente.

Textos Inteligentes - O tamanho de cada frase ou anotação pode agora ficar associado diretamente à Escala de Impressão, e vai se ajustar automaticamente (na tela e na folha impressa) quando você especificar uma nova escala de impressão.  Um recurso de vinculação do tamanho do texto à escala de impressão foi adicionado ao menu de Textos quando a opção Escala de Texto estiver ativa. Este ajuste vai controlar o tamanho do texto para que seja impresso no tamanho absoluto sempre igual, definido por você, que será independente da escala de impressão.

Cálculo de Insolação - O efeito do Sol no seu projeto agora pode ser estudado em detalhes e calculado para efeito de posicionamento dos elementos em 3D.  O simulador de sombras encontra a posição do Sol para qualquer hora do dia em qualquer lugar do mundo e vai se ajustar automaticamente ao seu projeto.  O Simulador de Sombras permite calcular precisamente as sombras projetadas tanto no próprio prédio como nos mais próximos, o que pode atender a exigências de impacto de vizinhança em empreendimentos, especialmente os de maior porte.

Renderizador Interno O2c Aperfeiçoado - Recebeu melhoramentos para facilitar o manuseio dos objetos e dar maior rapidez na sua visualização. Além de uma série de novas barras de ícones que vão facilitar a apresentação dos seus trabalhos na Internet.  Usando o menu de contexto (botão direito do mouse) você tem agora a opção de criar automaticamente o Código HTML do objeto ou maquete em 3D que tenha criado.  

Símbolos Inteligentes - Layer Varia com a Escala- Um comportamento semelhante ao das layers dependentes da posição do observador, o DataCAD X3 suporta a variação para uma faixa de escalas. Permite atribuir diferentes graus de detalhamento nos desenhos, associados a uma faixa de escalas em que poderão ser mostrados. Vistas que estejam fora dessa faixa não vão apresentar aquelas layers no símbolo. A Dependência de Escala é reconhecida tanto pela vista na tela como pelo layout de impressão escolhido.

Arquivos X-Ref Mais Inteligentes - Os Arquivos Externos de Referência, bem como os Auto-Referenciados agora podem ter as arestas de trás escondidas, fazendo uma imagem “limpa” de qualquer vista inserida dentro do arquivo de trabalho.  Essa operação é automaticamente realizada, e produz resultados visualmente muito atraentes.

____________________________________________________________________________________________
Atenção: A versão de avaliação, que você baixa de alguma página descritiva do DataCAD, pertence à versão mais atual do software, para que você possa testar os seus recursos mais recentes.  Se desejar baixar uma versão anterior do DataCAD visite a página de 'Downloads' que está no menu à margem desta página.

Tags desse assunto

DataCAD Conhecimentos Técnicos