Recursos Novidade DataCAD V19

 

 

Confira tudo o que a Versão 19 do DataCAD reserva para você.
Uma síntese da revisão Histórica com as novidades da Versão 19 Brasileira pode ser vista abaixo.
Inclusive as atualização classificadas subsequentes a V18.01 só foram disponibilizadas para o Brasil na V19.

Novidades do DataCAD 19:

Reparo de Arquivos AEC
Uma nova opção 'Reparar' foi adicionada ao menu 'inativo' (sem desenhos abertos). Quando você abre um arquivo usando esta opção, você será apresentado com uma caixa de diálogo que inclui as seguintes opções.

Testes no Banco de dados do Desenho:
- Entidades Inválidas no Desenho
- Entidades Inválidas nos Símbolos
- Vértices Duplicados em Polilinha
- Valores Extraordinários

Opções Adicionais:
- Achatar Entidades 2D
- Desligar SWOTHLUDFBK
- Regenerar Tela ao Carregar

Os testes de banco de dados do desenho padrão, Entidades Inválidas no Desenho e Entidades Inválidas em Símbolos, comparam variáveis de entidade específicas com "zero absoluto" (definido como 1.0E-12). Quando essas variáveis, como o raio de um círculo, são tão pequenas (entre 0 e 0.000000000001/32 de uma polegada), eles podem impedir que você possa editá-los, ou causar que o DataCAD falhe. Essas entidades consideradas 'lixo' são identificadas e podem ser excluídas da base de dados do desenho pela opção de reparar.

A opção 'Vértices Duplicados de Polilinha' é auto-explicativa e irá procurar e remover automaticamente os nós duplicados de polilinhas.

A opção de 'Valores Extraordinários' exibirá uma caixa de diálogo 'Z-Min/Max' que irá revelar valores Z maiores que 10.000.000 de 32avos de uma polegada (por padrão). Portanto, se alguma de suas entidades contiver valores Z menores que -26,041.67 pés ou maior que 26.041,67 pés, eles serão exibidos. Você pode editar as variáveis para cada entidade manualmente, ou você pode 'achatá-las' uma a uma ou todas de uma vez. Pode alterar os valores mínimo e máximo, em seguida, 'Rescan' para ver se quaisquer valores Z estão fora do intervalo que você especificar.

A opção 'Achatar Entidades 2D' permite que você defina todos os valores z-base/altura de todas as entidades 2D como zero. Isso inclui entidades 2D encontradas em símbolos.

A opção Desligar SWOTHLUDFBK é útil quando um tipo de linha corrompido ou um padrão de hachura o impedem de abrir o desenho. Desabilitar a exibição de padrões de hachura e tipos de linha pode permitir que você abra o desenho para que você possa recarregar a definição ofensiva.

A opção Regenerar Tela ao Carregar pode ser desativada se a regeneração da exibição do desenho estiver causando o crash do DataCAD depois que ele é carregado.

Um arquivo de texto ".Audit" com o mesmo nome do seu desenho é criado automaticamente e contém um relatório do histórico do desenho e que tipo de entidades foram excluídas.

1. Duas novas opções foram adicionadas ao menu pop-up GetSnap.
- Angulo + Distância
Obtém o ângulo entre dois pontos, e a seguir adiciona (ou subtrai valor negativo) a distância especificada.
a. Clique ou snap ao primeiro ponto.
b. GetSnap ao ponto relativo.
c. Selecionar Angulo + Distância.
d. Entre a distância além (ou distância negativa se for para recuar) do ponto relativo.
- PtoMédio
Obtém o ponto médio entre dois pontos.
a. Clique ou encaixe no primeiro ponto.
b. GetSnap ao ponto relativo.
c. Selecionar PtoMédio.

2. O número máximo de pontos de Cerca foi aumentado (de 36) para 256 no menu Esticar (2D e 3D)

Barra de ferramentas Object Snap

Uma nova barra de ferramentas Snap ao objeto foi adicionada ao DataCAD para obter acesso permanente aos ajustes de snap aos objetos atuais. Esta barra de ferramentas pode ser ativada ou desativada por meio do menu suspenso Vistas -> Barra de Ferramentas.

Barra baseada em ícones SWOTHLUDFBK
Uma nova barra de ferramentas SWOTHLUDFBK baseada em ícones foi adicionada ao DataCAD. O tamanho dos ícones de letras é determinado pela configuração Tamanho do ícone que está localizada na seção Icon Toolbars da guia Interface em Preferências do programa. Você pode personalizar os ícones exibidos nesta barra de ferramentas alterando os bitmaps correspondentes na pasta Barras de Ferramentas.

Letter_S.png, Letter_W.png, Letter_O.png, Letter_T.png, Letter_H.png, Letter_L.png, Letter_U.png, Letter_D.png, Letter_F.png,
Letter_B.png, and Letter_K.png.

Nota:A opção 'Usar ícones Externos para a barra de ferramentas' deve ser ativada se você desejar que o DataCAD dê preferência aos bitmaps localizados na pasta Barras de Ferramentas.

Novos Métodos para Criação de Elipses
Dois métodos de criação, Raio e Diâmetro, foram adicionados ao menu Curvas -> Elipse. Raio permite definir uma elipse inserindo seu centro e um ponto final para o primeiro e, em seguida, para o segundo eixo. Os dois primeiros pontos introduzidos determinam o ângulo da elipse. O diâmetro permite definir uma elipse inserindo os dois pontos finais do primeiro eixo e um ponto final do segundo eixo. Os dois primeiros pontos introduzidos determinam o ângulo da elipse. Uma nova opção, Aproximar, foi adicionada ao menu Ellipse. Quando ativado, o DataCAD permite especificar quantos arcos por quadrante serão usados para aproximar a borda da elipse. Isto pode ser útil para especificar dois ou três raios para a construção de um arco elíptico.

1. Os seguintes códigos de caracteres estendidos foram adicionados:

  3022 : Save File
  3023 : Save As
  3024 : File Purge
  3025 : Refresh Drawing
  3026 : Regen Display List
  3027 : Insert Symbol
  3028 : Save Symbol
  3029 : Pak-N-Go Create
  3030 : Pak-N-Go Extract
  3031 : Pak-N-Go Open
  3032 : Pak-N-Go Settings

2. Uma nova chave, 'Herdar Modo de Entrada do Pai', foi adicionada à seção [SymbolBrowser] de DCADWIN.INI. Se definido como TRUE, o padrão, o Symbol Editor herdará o modo de entrada do desenho atual.

3. Uma nova chave, 'No Macros From Locked Layer', foi adicionada à seção [General] de DCADWIN.INI. O padrão é FALSE. Se definido como TRUE, macros de teclado e aliases não serão executados quando a camada ativa está bloqueada.

Nota:Independente desta configuração, as macros DCAL não podem ser executadas quando a camada ativa está bloqueada.

4. Uma nova chave, New Check For Nested, foi adicionada à seção [XREFs] de DCADWIN.INI. Se definido como TRUE, o padrão, a nova lógica de rejeição trivial é ativada para ignorar XREFs aninhados se o aninhamento estiver desativado, para o XREF pai ou globalmente. Isso reduzirá a quantidade de tempo necessário para processar XREFs para exibição, plotagem e encaixe de objeto.

5. Uma nova chave, New Regen, foi adicionada à seção [General] de DCADWIN.INI. Se definido como TRUE, o padrão, o comando Regen do DataCAD não incluirá camadas que estejam desativadas no recálculo de extensões.

6. Uma nova chave, 'Cursor do Windows', foi adicionada à seção [SymbolBrowser] de DCADWIN.INI. O padrão é FALSE. Se definido como TRUE, o DataCAD exibirá o cursor da seta do Windows sobre o Navegador de Símbolos em vez do cursor em cruz.

7. O atual ClipCube Base/Altura agora é exibido quando ClipCube do desenho é habilitado.

8. A validação de entidade aprimorada agora se aplica aos dados de desenho importados no DataCAD. Uma nova chave, 'Validate Entities On Import', foi adicionada à seção [DXF_DWG] do DCADWIN.INI para habilitar ou desabilitar validação durante a importação. O padrão é TRUE.

9. Adicionada uma opção 'Para Area de transferência' no menu Medidas com as seguintes opções:

- Texto do Desenho: Copia o texto "Para desenho" para a área de transferência.
- Valor: Copia o valor medido para a área de transferência, para uso no campo de entrada do teclado.

10. A rotina de seleção no comando Paralelo foi aprimorada para percorrer as entidades coincidentes. Se você selecionar a entidade errada, agora pode clicar com o botão direito do mouse e clicar no mesmo local para escolher a próxima entidade coincidente disponível.

11. Arquivos de símbolos externos agora podem ser auditados ativando a seguinte chave na seção [DEBUG] de DCADWIN.INI.

[DEBUG]
Audit Symbol Files=TRUE

O valor padrão é FALSE. Esta chave só deve ser definida como TRUE temporariamente quando você auditar suas bibliotecas de símbolos, em seguida, defina voltar a FALSE quando terminar. Deixar esta chave definida como TRUE irá aumentar o tempo que demora a mostrar símbolos no Navegador de Símbolos. Definir esta chave como TRUE fará com que o DataCAD analise símbolos de geometria inválida enquanto navega nas pastas no Navegador de Símbolos. Se uma entidade inválida for encontrada, a entidade será excluída da definição de símbolo, o arquivo .DSF será atualizado e um arquivo ".Audit" será criado com o nome do símbolo na mesma pasta. O número de arquivos .DSF atualizados é relatado na linha de erro do DataCAD.

12. Uma opção para desativar o sistema de desfazer durante a importação de arquivo DXF/DWG foi adicionada à guia DXF/DWG de Preferências do Programa. Desativar o sistema de desfazer durante a importação pode reduzir muito o tempo necessário para converter o arquivo. O valor padrão é TRUE.

[Undo]
Disable During Import=TRUE

Isso se aplica à importação de arquivos DXF/DWG, SKP e STL.

13. Um novo menu suspenso Escala de Plotagem e Ícone de menu Imprimir/Plotar pode ser exibido no Painel de Status. Esses elementos estão desativados por padrão. Para exibi-los, defina DropDownPlotScales e ButtonPlotterMenu como TRUE na seção [StatusArea] de DCADWIN.INI.

[StatusArea]
DropDownPlotScales=TRUE
ButtonPlotterMenu=TRUE

14. Uma nova opção de 'Achatar' foi adicionada ao menu de contexto do navegador de símbolos. Você pode usar esta opção para definir a z-base/altura de entidades 2D em um símbolo para zero.

15. Os seguintes códigos de caracteres estendidos foram adicionados:

1105 : Dimension Auto Style "No Points" On
1106 : Dimension Auto Style "No Points" Off

1107 : Dimension Auto Style "Points Only" On
1108 : Dimension Auto Style "Points Only" Off

16. Get Snap, Perpendicular agora suporta Paredes Inteligentes, Polígonos 3D, e Lajes.

17. Foi adicionado um conjunto de tipos de conduítes Flex Duct para os tamanhos Imperial (4 "- 20") e Métrico (100 mm - 500 mm).

18. O arquivo de Alias de linha de comando, DCADWIN.dca, agora inclui cerca de 300 comandos equivalentes ao AutoCAD, obtidos do item R218 com permissão de Evan Shu FAIA.

Alterações no 'Update Installer'*
*Aplica-se a todas as edições a partir do DataCAD atual
-
O utilitário de atualização do DataCAD agora determinará se você definiu um caminho personalizado para seus arquivos de mensagem e etiqueta. Depois que o caminho personalizado for verificado, o atualizador fará as alterações necessárias nos arquivos nesse local. Se o caminho personalizado não puder ser verificado, o caminho padrão 'DataCAD 19\Support Files\Messages e Labels\' será usado em vez disso.

- O atualizador do DataCAD agora determinará se você personalizou a largura dos rótulos dos botões de menu 'largo' do DataCAD. Se seus arquivos DCADWIN.lbl e DCADWIN3.lbl existentes estiverem configurados com rótulos 'wide/largo' que são maiores do que os 12 caracteres padrão, as linhas novas e alteradas serão formatadas de acordo.

Preferências do Programa*
*Aplica-se a todas as edições a partir do DataCAD atual

Aba Barras
Uma nova guia Barras foi adicionada às Preferências do Programa. Os itens relacionados a barras de ferramentas que estavam anteriormente na guia Interface foram movidos para essa nova guia.

Uma nova seção, Personalizar Barras Built-In foi adicionada. Você pode usar o menu suspenso 'Selecionar Barra de Ferramentas para Personalizar' para escolher a barra de ferramentas do DataCAD que você gostaria de modificar. Isso se aplica às barras de ferramentas Padrão, Status, Tipos, Snap de Objeto, Renderização e Visualizador. A barra de Icone Padrão foi expandida para acomodar mais duas barras de ferramentas definíveis pelo usuário. Assim, agora você vai poder ter até quatro barras de ferramentas definíveis pelo usuário, exibidas ao mesmo tempo.