Recursos do DataCAD 17

O Download desta versão está nessa página.


1) Suporte ao SketchUp 2013/2014

2) Inferência de snap
Foi adicionada uma nova opção chamada "Inferência de Snap", localizado na seção "Snap Dinâmico" da guia "Interface" em Ferramentas / Preferências do programa.  Tanto a "Dica" como o "Indicador" do snap dinâmico devem estar ativados para usar este recurso.

Quando essa opção é ativada, você pode usar o botão esquerdo do mouse para capturar uma entidade que está dentro da distância de alcance de snap atual.  Se nenhuma entidade for encontrada dentro da distância de alcance, então o DataCAD vai simplesmente começar a desenhar uma linha.

Pressionando a tecla [Shift] enquanto clica simultaneamente o botão esquerdo do mouse irá desativar temporariamente a inferência de snap apenas para esse clique.  O DataCAD irá interpretar isso como um clique do botão esquerdo padrão.

O botão do meio do mouse irá chamar o menu pop-up "Get Snap".  Anteriormente, você executava "Get Snap" pressionando [Shift] + [botão do meio].  Além disso, você pode usar o botão do meio do mouse para capturar um objeto, mantendo pressionada a tecla [Shift] para desativar a Inferência de captura.

[Shift] + [clique direito] será registrado como um duplo clique com o botão para chamar o Editor de propriedades, Gerenciador de Arquivos de Referência e/ou o Editor de Símbolo, dependendo de seu ajuste para "duplo-clique" em configurações na guia "Diversos" em Ferramentas / Preferências do programa.

3) Adicionado um comando para "Abrir a pasta deste símbolo no Windows Explorer", sob o menu de contexto [Ctrl]+[clique direito] / Símbolo -> Ferramentas, para os símbolos existentes na área de desenho, e o menu de contexto [clique com o botão direito] para símbolos no Visualizador de Símbolos.  Ao selecionar esta opção irá abrir a pasta na qual o símbolo está salvo, usando o Windows Explorer.

4) X-Ref's em layers bloqueadas agora podem ser atualizados (mas não recarregados).

5) Adicionado suporte para propriedades Sublinhar e Sobrelinhar em entidades Atributo de Texto.  O Underline e Overline são de comprimento variável, e correspondem ao comprimento do texto de valor inserido.  DataCAD também tem a capacidade de capturar a sublinha e a sobrelinha.

6) Adicionado a capacidade de filtrar por máscara o Padrão de Hachura, ao selecionar entidades para modificar.  No menu de seleção, escolha "Filtros" e então ligue a opção F6] Padrão.  Selecione o padrão para filtrar, clique o botão direito e então selecione os objetos a modificar, por Entidade, Grupo, Area, Cerca ou pressione [Ctrl]+[a] para Selecionar Tudo.

7) Adicionado suporte para o uso de "2 Pontos" no menu Geometria / Tangentes enquanto estiver em uma vista 3D paralela.

8) Adicionado a capacidade de definir uma cor específica para o bolso de portas de bolso inteligentes.  No Gerenciador de Tipos de Porta, carregar uma porta de embutir e, em seguida, vá para a aba "Arco".  Desmarque "Igualar cor da porta", e, em seguida, usar o campo drop-down "Cor" para definir a cor do bolso da porta.  Anteriormente, o bolso combinava com a cor do marco, conforme definido na guia "Marcos".

9) Adicionadas opções "Dist / 2" e "Dist * 2" em Geometria / Paralela.

10) Adicionado uma opção de "Desloc Z" ao menu Geometria / Paralela.

11) Uma nova opção "Editar conteúdo" foi adicionado ao menu de contexto em [Ctrl] + [clique direito] para textos de linha única, M-Texto e P-Texto.  Escolhendo esta opção executa o comando Alterar / Texto / Conteúdos para a entidade de texto selecionado. 

12) Adicionado um botão "Depurar Não Utilizado" para o diálogo "Editar Materiais".  Este botão irá limpar as definições de materiais atribuídos aos seguintes: Layers vazias; Cores, quando o desenho é definido para renderizar "Por Layer"; Cores que não tenham sido utilizados para quaisquer entidades no desenho; Símbolos carregados no cabeçalho do arquivo de desenho, mas não usados no desenho.

13) Adicionada a capacidade de remover definições de materiais individuais, removendo simultaneamente a atribuição do material selecionado a quaisquer entidades, layers ou cores para o qual foi atribuído anteriormente.  Depois de abrir a caixa de diálogo "Editar Materiais" do menu suspenso Vistas / Renderizar, realce o nome do material do qual você deseja remover a atribuição e depure do arquivo, e então clique no botão "Descarregar". O DataCAD irá remover todas as atribuições deste material, e depurá-las do desenho.

14) Adicionado um botão "Recarregar" ao diálogo "Editar Materiais".  Ao clicar neste botão recarrega a definição do material selecionado a partir do disco rígido.  Este só está disponível quando a definição do material já estiver carregada.

15) Adicionado um novo sub-menu chamado "Limpar/Fechar" ao menu Arquitetura / Editar Paredes (com Automat3D ligado).  Este fornece a capacidade de alterar o status de Limpar, Fechar e Aparar Int/Ext para nós de paredes inteligentes usando Entidade, Grupo, Área, Cerca, Conjunto de seleção ou Selecionar tudo.

*Alterne "Fechar" ligado para fechar a extremidade da parede, ou desativá-lo para transformar fechamento da parede em desligado.  Ligue "Limpar" para permitir a limpeza automática do cruzamento, ou desativá-lo para desativar a limpeza automática de interseção.  As sub-opções "Aparar Ext" e "Aparar Int" controlam se as linhas de parede são aparados nas intersecções das suas linhas de interiores ou exteriores.

Ao selecionar paredes para modificar por Entidade, Grupo, Conjunto de seleção ou Selecionar Tudo os nós são alterados para cada parede selecionada.  Se você selecionar por Area ou Cerca, apenas os nós de parede que estão dentro do retângulo de seleção ou polígono serão selecionados.

16) Adicionado "Fator" para o menu Alterar / Texto.  Esta opção permite alterar o fator de espaçamento entre linhas (o espaço vertical entre as linhas individuais de texto) no interior de entidades P-Texto e M-Texto.  Texto em linha única não é suportado.

17) Adicionado um botão rotulado "Reassociar" ao menu "Arquitetura" (quando "Automat 3D" está ativada).  Utilize este comando para reassociar Portas e Janelas Inteligentes com Paredes Inteligentes.  Clique em "Reassociar", escolha a Parede Inteligente, e em seguida, escolha a Porta ou Janela Inteligente para associar com aquela.



18) Adicionado uma leitura "Cor =" para a barra de informações "Atenção", enquanto no menu Dimension / Linear / Estilo de Seta que mostra o valor atual da definição da cor da seta/marca de dimensão.

19) O "Editor de Propriedades da Entidade" para símbolos e X-Ref's, acessados através do menu de contexto de [Ctrl] + [clique direito], agora exibe o "Fator de Espaçamento entre Linhas."  Este valor é o fator de espaçamento entre linhas / ampliação.  Ele também é mostrado no menu de contexto [Ctrl] + [clique direito] / Identificar, e na lista de informações retornadas pelo comando Identificar.

20) Quando a opção "Manter Gerenciador de Layers Aberto" estiver marcada no Gerenciador de Layers, ele irá agora permanecer na tela durante toda a sessão de edição, mesmo que todos os desenhos estejam fechados.

21) Quando utilizar o "Dinâmico" no menu Geometria / Paralelo para deslocar uma linha, DataCAD agora exibe uma linha elástica para indicar a direção do deslocamento.  Isso pode ser útil, pois mostra a direção do cursor quando utilizar o modo de entrada de Direção / Distância e deslocando por uma distância específica usando entrada de coordenadas pelo teclado.

22) Quando a linha "Draw Text Insertion Point=TRUE" na seção [Debug] de dcadwin.ini, DataCAD vai exibir o ponto de inserção de texto na tela, mas não vai imprimi-lo.

23) Antes, se um desenho continha mais de 10 Vistas Fixas, e você acessou a segunda página da lista, escolheu Mover Vista, apontou a uma vista e então apontou a vista na frente da qual desejava movê-la, DataCAD reverteria para a primeira página de pontos de vista quando terminasse.  Agora, DataCAD permanece na página em que estava quando começou o processo de mover uma Vista Fixa.

24) Há duas novas chaves no arquivo de definições de configuração que podem ordenar alfabeticamente as listas de "Pastas Recentes" e "Pastas Favoritas" no menu drop-down de Pastas no Navegador de Símbolos.

Adicionar (se ausente) ou modificar (se presente) as seguintes chaves para a secção [SymbolBrowser] em dcadwin.ini:

[SymbolBrowser]
Sort Recent=FALSE
Sort Favorites=FALSE

Defina qualquer uma das teclas para TRUE para que a lista seja ordenada por ordem alfanumérica.

25) Existe uma nova chave na seção [General] de dcadwin.ini:

Close Symbol Editor Windows First=FALSE

Quando ausente ou definido como TRUE, se um arquivo de desenho e uma janela do Editor Symbol estão abertos e o desenho é a janela ativa, selecionando Arquivo / Fechar Tudo / Sim para Tudo resultará em DataCAD mudar automaticamente para a janela do Editor de Símbolo para fechá-la em primeiro lugar.  Quando definido para FALSE, as janelas vão fechar na ordem atual, o que pode resultar em que a caixa de diálogo "Salvar como" que está sendo exibida para a janela do Editor de Símbolo, porque o desenho a partir do qual se originou o símbolo já foi fechado.


26) Adicionado suporte para a propriedade "Travar Tamanho" em símbolos de nível aninhado, independente do status da definição sobre o símbolo de nível superior em que os símbolos aninhados estão inseridos.  Para ativar esta funcionalidade, adicione (se ausente) ou modifique (se houver) a seguinte chave na seção [General] de dcadwin.ini:

[General]
Allow Scale Dependent Nested Symbols=TRUE

Quando FALSE ou ausente, DataCAD continua a funcionar como antes; Trava do Tamanho não é suportado em símbolos aninhados.


27) Adicionado uma nova chave para a secção [XREFs] do dcadwin.ini:

[XREFs]
Always Update GTV Links=FALSE

Quando ausente ou FALSE (padrão) nada é alterado; XREFs que residem em layers bloqueadas não podem ter seu Link a GTV (Vista Fixa) atualizado.  Quando TRUE, XREFs que residem em camadas bloqueadas podem ter seu link à GTV (Vista Fixa) atualizado.

28) Adicionada uma nova chave para a seção [General] de dcadwin.ini:

[General]
No Text Scale=FALSE

Quando ausente ou FALSE (padrão), o botão Escala de Texto está disponível nos menus de Texto e menus Dimension / Linear / Estilo de Texto.  Quando TRUE, o botão Escala texto está ausente de ambos os menus, e a função é desabilitada.

29) Adicionado uma nova chave para a seção [General] de dcadwin.ini:

[General]
GTV Remembers Tangents=TRUE

Quando ausente ou TRUE (default), Vistas Fixas armazenam o status e ângulo de Tangentes e o valor de Tan Div no menu Geometria / Tangentes, e recorda-os na medida em que as Vistas Fixas são restaurados (adicionado em 16.00.00).  A definição dessa chave para FALSE omitirá todas as configurações relacionadas a tangentes a partir dos parâmetros armazenados e lembrados pelas Vistas Fixas.


30) Novos códigos de caracteres estendidos (V = no botão da barra de ferramentas, A = 10XX # na seqüência da barra de ferramentas, ou 10XX # nas macros de teclado):

1096 - PText/MText Boundary On
1097 - PText/MText Boundary Off
1098 - Purge Unused Symbols
1099 - Reload All Symbols
31) Clicar duas vezes em um arquivo de DataCAD símbolo (extensão de arquivo *.dsf) no Windows Explorer abre agora o símbolo selecionado no Editor de Simbolo.

Nota: DataCAD já deve estar sendo executado, com um arquivo de desenho aberto.

32) Adicionado suporte a Arrastar-e-Soltar para a abertura de um símbolo no Editor de Simbolos.  Com um arquivo de desenho aberto, clique e arraste o arquivo de símbolo do Windows Explorer para a área de desenho.  Pressione e segure a tecla [Ctrl] e, em seguida, solte o botão do mouse.  Solte a tecla [Ctrl] quando terminar.  Esta ação abrirá o símbolo no Editor de Símbolo.

Correções em recursos:
1) Se você tiver renomeado qualquer um dos primeiros quinze cores em sua paleta de cores, escolhendo Máscara, Cor e, em seguida, selecionar a cor rebatizado agora resulta em DataCAD exibindo o nome da cor correta na barra de ferramentas "Atenção".

2) Corrigido um bug que poderia causar DataCAD deixar de responder depois de recalcular as extensões do desenho com a exibição de cotas associativas desligado.

3) reparado a capacidade de usar de entrada de coordenadas, enquanto no modo de Direção / Distância, para colocar uma dimensão associativa.

4) A seleção do comando para sair do DataCAD, em seguida, clicar em "Cancelar" resultaria no número de licença ID a ser definido para zero.  Isto foi corrigido.

5) Rolar a roda do mouse enquanto DataCAD está atraindo as informações em uma folha Multi-Layout para a tela já não resulta no DataCAD restaurar a visão de área de desenho depois que o processo for concluído.

 

---

O Download desta versão está nessa página.