Confira algumas das novidades da conferência do Bricsys 2017

Diretamente de Paris – França, a Bricsys anunciou sua nova versão para o BricsCAD e tudo aquilo que vem alinhado com essa nova remessa de recursos a serem disponibilizados para o usuário.

Cadastrado em 25/10/2017 18:27
Atualizado em 06/11/2017 11:58

Entrevista por Portal Graphics

Confira algumas das novidades da conferência do Bricsys 2017

No início da conferência executivos da Bricsys chamaram bastante atenção para a evolução do mercado CAD internacional para um contexto que valoriza a experiência que o usuário já adquiriu ao longo dos anos. Mais uma vez a Bricsys reafirmou seu comprometimento em manter abertas as opções de software com licenças para aquisição, e para assinatura, dando a opção para que o usuário faça sua escolha. 

Ainda que a evolução pareça levar cada vez mais o processamento à nuvem, a utilização de softwares diretamente no desktop ainda faz o maior sentido, justamente em função das dificuldades que o processamento em rede virtual demanda. E o BricsCAD, mesmo buscando a integração do software com serviços online, entende que hoje as licenças instaladas no desktop tem rendimento muito superior.

Modelador gratuito


Juntamente ao BricsCAD V18 vem aí o BrisCAD Shape, um modelador gratuito para projetos de baixa complexidade, 100% em formato *.dwg nativo. Desse modo, quem simplesmente quer desenhar ou até montar um projeto incluindo o mobiliário da biblioteca disponível, pode fazê-lo sem qualquer custo. E seu projeto ainda fica totalmente disponível para ser editado e detalhado no BricsCAD, sem exigir nenhum tipo de conversão.

Colaboração em nuvem com a Bricsys 24/7


Com a Bricsys 24/7, os times de projeto podem trabalhar em locais separados, mas colaborar de forma integrada. No 24/7 é possível compartilhar, fazer upload para a rede todos os seus projetos incluindo X-Ref's, e incluir todos os detalhes exigidos. 

O sistema traz grandes vantagens a quem trabalha com recursos BIM, pois o gerenciamento de arquivos X-Ref é feito pelo sistema, que vai auxiliar na organização do dia-a-dia do projeto, independentemente do seu tamanho e abrangência, e equipe envolvida.

Mais DWG para quem já está acostumado
Para uma empresa que busca valorizar o trabalho já desenvolvido pelo usuário ao longo dos anos, o investimento em desenvolvimento no tradicional formato *.dwg denota a preocupação com o futuro. Tanto na evolução do sistema quanto na melhor manutenção do trabalho do usuário, geralmente desenvolvido no mesmo formato *.dwg.

Em colaboração estreita com a Open Design Alliance (ODA), a Bricsys vem criando recursos e tornando o dwg mais robusto do que jamais foi. Sendo a Bricsys uma das principais contribuintes para a permanente evolução do formato dwg junto à ODA, o formato já oferece suporte para recursos BIM e também para desenvolvimento de projetos em Chapas Metálicas.

Ralph Grabowski, em seu texto para o WorldCAD Access, destacou como a Bricsys vem evoluindo com agressividade para o desenvolvimento 3D arquitetônico e mecânico. Para ele, alguns destaques ainda são as restrições 3D, recursos não presentes no AutoCAD, e a evoluções do BIM com formato DWG, já constituído no mercado. Diferente da Autodesk, a Bricsys não utiliza um formato proprietário (como o RVT do Revit) nos seus recursos BIM. 

Novo no BricsCAD V18
O BricsCAD V18 já está em versão beta, e na conferência alguns dos novos recursos já foram apresentados. Um deles é o novo assistente de edição que permite mover e rotacionar entidades em 3D.
Dentre as novidades destacadas estão:
Explorer de desenho com:

-Todos os metadados em apenas um local
-Prévia de Camadas (Layers)
-Comparação entre Estilos Dimensionais (Dimension Styles)
-Possibilidade de copiar dados de Estilo entre desenhos de arquivos diferentes.
-Novos painéis móveis

Os novos recursos MCAD no BricsCAD V18
O BricsCAD Platinum é a versão mais completa do BricsCAD e que oferece restrições 3D, intenção de design e outras funções de ponta. Tem seu custo maior do que BricsCAD Classic, mas ainda assim é muito inferior ao AutoCAD que não possui esses recursos. Para a V18, o BricsCAD Platinum traz novas funções, como:
-Design de montagem - Vistas explodidas
-Modelagem direta – Copia de recursos entre as partes
-Componentes paramétricos - Matrizes de entidades restritas e design de tabelas
-Vista de desenho - Balões da BOM / Excluir da seção
-Chapa Metálica - Auto-parametrize / Smart Split / Nervura por curva / Peças extrudadas
-BricsCAD Communicator - Informações sobre o produto e a fabricação

*O BricsCAD Communicator é o complemento de conversão de desenhos 3D entre diferentes formatos. Ele pode ser usado junto com BricsCAD Pro e Platinum. 

Toda edição MCAD e BIM em apenas um lugar
Na conferência, a Bricsys fez a notável afirmação de que o BricsCAD é o único sistema CAD no mundo que pode fazer o design MCAD e BIM do mesmo modelo (e com o mesmo formato de arquivo, *.dwg). Numa demonstração foi possível mudar o design de um elevador paramétrico dentro de um modelo de construção. Neste tutorial, se substitui o motor do elevador importando um novo, projetado com o Solidworks e, em seguida, alterando o elevador para adaptar o novo motor.
 Outras características novas:
-Balões vinculados a tabela da lista de materiais gerados automaticamente em vistas geradas.
-Criando séries ao longo das polilinhas; edite o caminho da polilinha para editar o caminho da série
-Determinar quais são as peças de chapa metálica e quais não são
-Adicionar uma peça de chapa de forma inteligente a uma montagem existente sem colisões
-Desenhar a mão livre e ao longo de uma montagem, extrudar e criar recursos de forma em montagens.

...e muito mais vem por ai.

Acompanhe nossas atualizações para saber mais detalhes de tudo que virá ser disponibilizado ao usuário a partir das próximas semanas.


Tags da postagem

BricsCAD BIM DWG Conhecimentos Técnicos BricsCAD V18

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar