Secretaria da Obras do RS implanta BricsCAD

O BricsCAD passou por testes de desempenho e de uso diário até se compreendido como a ferramenta correta a ser escolhida.

Cadastrado em 29/03/2018 17:04
Atualizado em 03/04/2018 15:16

Entrevista por Portal Graphics

Secretaria da Obras do RS implanta BricsCAD

A Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Estado de Rio Grande do Sul já está utilizando o BricsCAD em suas dependências para o desenvolvimento de projetos. A secretaria de estado substituiu o uso do AutoCAD pelo BrisCAD no final do último ano, após vários meses de testes.

Os testes começaram ainda no início de 2017, quando a Secretaria de Obras do Rio Grande do Sul firmou um Acordo de Cooperação com a Bricsys Brasil e teve cedidas 20 licenças para testes. As secretarias de obras dos outros estados do Sul também tem planos semelhantes de convênios.

Os convênios são uma forma dos governos dos estados compreenderem a extensão dos desafios de desenvolver projetos inteligentes, tendo como foco a metodologia BIM. Embora a metodologia BIM prometa uma sensível redução de custos no desenvolvimento de projetos, ela é conhecida por demandar tempo e recursos para sua implantação.

Ao final de 2017, além do Acordo de Cooperação para estudo de BIM, a Secretaria de Obras decidiu ampliar a utilização do BrisCAD, e utilizar o software desde as etapas básicas de desenvolvimento de projeto. Então, foram adquiridas 80 licenças para utilização geral dentro da estrutura do estado do RS, além das 20 licenças que já vinham sendo utilizadas para testes dentro do Acordo de Cooperação.

O BricsCAD, em seu convênio com as secretaria de Obras do Estados sai na frente, pois além de emprestar as licenças para estudo dos órgãos estatais na intenção de compreender o processo de desenvolvimento BIM, ainda está recebendo um voto de confiança da administração gaúcha na tecnologia. Com esse novo passo o BrisCAD confirma o bom investimento em manter vivo o formato DWG, utilizado há anos por projetistas, arquitetos e engenheiros, do ramo.

O BricsCAD permite a substituição completa dos recursos AutoCAD, e ainda permite que o usuário desenvolva projetos 3D e BIM de modo intuitivo e inteligente, sempre em DWG. O BricsCAD oferece ferramentas ainda mais atuais e com uma leveza que permite que computadores com configurações mais básicas também o rodem.

Secretarias municipais e prefeituras podem pedir orientações a SOP-RS sobre o BrisCAD, a atual ferramenta utilizada pelos profissionais do Estado.

O BricsCAD podem ser baixado gratuitamente para teste no site www.portalgraphics..com.br , representante brasileira do software.


Tags da postagem

BricsCAD Conhecimentos Técnicos Secretaria de Obras RS Orgãos Públicos

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar