DataCAD 20 - Novos Recursos

Controle de Layers em Símbolos

A seguinte chave é adicionada à seção [Symbols] de DCADWIN.ini para definir o estado padrão do Controle de Camada em Símbolos.

 

Default Layer Control=0

 

0, o padrão ('Nenhum' na opção de menu), permite que você ligue e desligue as camadas no Editor de Símbolos. No entanto, todas as camadas serão exibidas no exemplar do símbolo. Este tem sido o comportamento desde que o Editor de Símbolos foi adicionado ao DataCAD 12.

1, ('Por Definição' na opção de menu), permite que você ligue e desligue as camadas no Editor de Símbolos.

O estado de ativação/desativação das camadas é mantido quando você fecha e salva o símbolo. Todas as instâncias do símbolo exibirão as mesmas camadas.

2, ('Por Exemplar' na opção de menu), habilita uma nova opção de menu, 'Layers ...', no submenu Ferramentas de Símbolo do menu de Contexto de Símbolos. Destacar esta opção revela a lista de todas as camadas, de nível superior e aninhadas, contidas no símbolo. Uma marca de seleção ao lado do nome da camada indica que a camada deve ser exibida. Qualquer camada que não esteja selecionada, não será exibida.

 

Uma nova opção, Controle de Layers no Simbolo... foi adicionada ao menu Inserir. Existem três sub-opções.

 

Nenhum (o padrão)

Por Definição (layer liga/desl é a mesma para todas as instâncias)

Por Exemplar (layer liga/desl pode ser exclusiva para cada instância)

Uma nova opção, Controle de Layers..., foi adicionada ao submenu Ferramentas de Simbolo do [Ctrl] + clique com o botão direito do mouse, menu de Contexto de símbolos. Existem duas sub-opções.

 

Uma lista de todas as camadas, de nível superior e aninhadas, contidas no símbolo.

 

Reconstruir Lista Layers

Selecionar esta opção reconstrói a lista completa de camadas com base na definição do símbolo atual e define o estado exibido para ativar. Você deve executar esta operação depois de adicionar ou excluir camadas de uma definição de símbolo. Existem duas sub-opções.

 

Este Exemplar (reconstrói a lista de layers para o símbolo selecionado)

Todos os Exemplares (reconstrói a lista de camadas para todas as instâncias do símbolo selecionado)

 

Linhas Auxiliares (Linhas de Construção)

Uma nova opção, [S4] LinhaAux, foi adicionada ao menu Util. As linhas auxiliares são linhas infinitas que você pode adicionar ao seu desenho apenas para referência. Você pode deslocá-las, ajustar (fazer snap) e cortá-las, mas elas não são impressas.

Para adicionar linhas auxiliares ao seu desenho;

1. Selecione Helplines no menu Util.

Clique no primeiro ponto da linha auxiliar.

Clique no segundo ponto da linha auxiliar.

DataCAD desenha uma linha infinita entre os dois pontos.

As seguintes opções estão disponíveis no menu LinhasAux:

F1 Excluir Tudo Selecione Excluir Tudo para remover todas as linhas auxiliares do desenho.

F5 Cor Selecione Cor para escolher uma cor para as linhas auxiliares.

F6 Estilo Pena Selecione Estilo Pena para escolher um estilo de pena para as linhas auxiliares.

F0 Exibir Desligue Exibir para desabilitar aa exibição das linhas auxiliares.

S2 Des Primeiro Ative Des Primeiro para ter as linhas auxiliares desenhadas primeiro (i.e., sob) que outras geometrias.

S3 Des Depois Ative Des Depois para ter as linhas auxiliares desenhadas depois (i.e., sobre) de outras geometrias.

Os seguintes códigos estendidos relacionados a Linhas Auxiliares foram adicionados:

1111 : Helplines Show On 1112 : Helplines Show Off 1113 : Helplines Draw First 1114 : Helplines Draw Last

 

Layout BETA (DWG Paper Space Layouts)

Quando você importa um arquivo *.dwg que inclui layouts de Paper Space, o DataCAD exibirá uma nova opção, Incluir Paper Space, na caixa de diálogo Atribuições de Entidades Importadas em DWG. Marque esta opção para incluir Layouts de Paper Space e quaisquer entidades específicas do paper space do arquivo DWG durante a importação. Se o arquivo DWG não incluir Layouts de espaço de papel, a opção Incluir espaço em papel ficará acinzentada.

 

Entidades específicas do paper space pertencem a Layouts de paper space específicos, e não aparecem no desenho principal do DataCAD.


Uma nova opção, Paper Space, foi adicionada ao menu superior Arquivo. Ao selecionar esta opção, o Layout será exibido para exibir folhas de Paper Space importadas. Esta opção está acinzentada quando nenhum Layout de Espaço de Papel foi importado.

Uma nova opção, Paper Space (PaperSpa para etiqueta de 8 caracteres), foi adicionada ao menu Util. Ao selecionar esta opção, o Layout será exibido para exibir folhas de papel importadas. Esta opção só é exibida quando os Layouts do espaço de papel foram importados.

 

Atualmente, Layout BETA não fornece nenhuma funcionalidade além de exibir os Layouts de Paper Space que foram importados de um arquivo DWG. A principal utilidade deste recurso é revelar as Layouts de espaço de papel (semelhantes às folhas de plotagem em múltipla escala do DataCAD) que eram anteriormente inacessíveis. Para nos ajudar a melhorar Layout enquanto ainda está em BETA, pedimos que você relate qualquer imprecisão em conversões ou outros problemas para nosso suporte técnico.

 

Z-Datum Referencia

Uma nova opção, [S5] Z-Datum, foi adicionada ao menu Util, Configurações. Você pode habilitar esse recurso para definir um deslocamento Z para uma altura relativa zero (a.k.a. Referência Z-Datum). Por exemplo, se o primeiro andar do seu prédio estiver no mundo real em 1m, você configuraria o valor Z-Datum para 1m.

 

Posteriormente, quando você adiciona uma parede em Z-Base zero e Z-Altura 3m, o DataCAD calculará automaticamente o deslocamento para posicionar a parede em um Z-Base real de 1m e uma Z-Altura real de 4m no mundo real. Isso torna mais fácil modelar seu projeto em relação aos níveis de pavimento, ao invés de ter que calcular o deslocamento você mesmo.

 

Nota: Quando este recurso está habilitado, a Identificação das Coordenadas da barra de ferramentas, Identificação e Coordenada 3D indica tanto os valores relativos quanto os valores reais de Z.

 

Os seguintes códigos estendidos relacionados ao Z-Datum foram adicionados:

1117 : Z-Datum Reference On 1118 : Z-Datum Reference Off 1119 : Enter Z-Datum Reference point

 

Arrastar-e-soltar Arquivos de Layers

Além da ação padrão, substitua a camada atual, agora você pode manter pressionada a tecla [Ctrl] enquanto deixa cair uma camada para mesclar seu conteúdo com a camada atual ou mantenha pressionadas as teclas [Ctrl] + [Alt] enquanto deixa cair uma camada para criar uma nova camada.

 

Leitura de Comprimento de Polilinha

O comprimento/perímetro e a área das polilinhas agora são exibidos durante a edição.

 

Identificar, Assumir Tudo, Criar

Uma nova opção, Criar, foi adicionada ao menu Identificar -> Assumir Tudo. Depois de identificar uma entidade e selecionar Definir tudo, você pode selecionar Criar, o qual o levará ao menu de criação da entidade identificada.

 

Espelhar, Bissetriz

Uma nova opção, Bissetriz, foi adicionada ao menu Espelhar.

 

Alterar, Igualar, Layer

Uma nova opção de alternância, Layer, foi adicionada ao submenu Mais Opções... de Alterar, Igualar. Depois de selecionar Alterar, Igualar, alternar em Layer para aplicar a propriedade de camada de uma entidade para a outra.

 

O estado do alternador Layer quando Alterar, Igualar, Tudo é selecionado pode ser definido pela chave, Change Match All Includes Layer, na secção [General] do DCADWIN.INI. Ajuste esta chave para TRUE se você quer que a propriedade da layer da entidade a ser incluída durante Alterar, Igualar, Tudo O valor padrão é FALSE.

 

Aperfeiçoamentos em GetSnap

Duas novas opções foram adicionadas ao menu pop-up do GetSnap.

Angulo + Distância Obtém o ângulo entre dois pontos, depois adiciona (ou subtrai com valor negativo) a distância que você especifica.

 

Para obter o ângulo entre dois pontos e especificar uma distância ao longo desse ângulo;

Clique ou encaixe ao primeiro ponto.

Get Snap a ponto relativo.

Selecione Ângulo + Distância.

Entre a distância a mais (ou a menos com valor negativo) ao ponto relativo.

 

PontoMédio Obtém o ponto médio entre dois pontos.

Para obter o ponto médio entre dois pontos;

Clique ou snap ao primeiro ponto.

GetSnap ao ponto relativo.

Selecionar PtoMedio.

 

Melhoramentos Gerais

1. Além das macros MCR, DMX (DCAL para Delphi e C++), as macros agora são lembradas quando são a última macro usada.

2. Adicionou a seguinte nova tecla INI à seção [Smart Text] do arquivo INI: Smart Text Margin Obeys TextScale=TRUE Ajustar isso para FALSE fará com que as margens PTexto/MTexto sempre atuem como se TextScale fosse Desl.

3. Modified Apara 2 Linhas para permitir a seleção de linhas coincidentes para a seleção da primeira linha. Ou seja, você seleciona a 1ª linha e, se esta for a errada, clique o botão direito e selecione novamente, e ele irá escolher a próxima linha. Isso pode ser repetido até que a linha correta seja selecionada.

4. Modificada opção Explodir no menu de contexto de Ferramentas de Símbolo para obedecer a opção Manter Grupos, alternar no menu Inserir símbolo (Explodir).

5. Uma nova chave AS 1100 Exportar Como mm, foi adicionada à secção [DXF_DWG] section do DCADWIN.ini. Ajustando esta chave para TRUE, vai fazer com que o DataCAD exporte o Tipo de Escala AS 1100 como milímetros.

6. Duas novas chaves, Nesting In XRefs e Nesting In Self-XRefs, foram adicionadas à secção [XRefs] do DCADWIN.ini.  

Nota: A chave, Allow Nesting foi descartada. Uma nova chave, Display Nesting, foi adicionada para armazenar as Preferências do Programa, Display Nested XREFs. Estas chaves controlam o estado padrão do alternador Nesting no menu Inserir XREF.

7. Espelhar por Entidade foi aprimorado para permitir a seleção de LinhasAux.

8. Uma nova opção, Separador, foi adicionada ao Tipo de Escala, menu alternador de AS 1100. Esta opção permite que você escolha um caractere de espaço ou uma vírgula para delinear metros.

9. Um novo código da barra de ferramentas, 145, foi adicionado para XClips. Equivalente à seqüência de seleção de menu, Inserir, Gerenciamento de arquivos de referência, Cubos de Corte

10. DataCAD agora salvará a camada Ativa após a criação de um símbolo.

11. O Pak-N-Go agora inclui símbolos marcados para 'Recarregamento automático'.

12. O tamanho de exibição dos marcadores do DataCAD usado para o indicador de snap do objeto, os pontos de inserção e os marcadores 3D podem agora ser personalizados alterando o valor de uma nova chave, Auto Adjust Size Size do Marcador, na seção [Display] de DCADWIN.ini. O valor inicial, em percentagem, é definido automaticamente com base na sua resolução de exibição.

13. Agora é possível Object Snap para o indicador Absolute Zero.

14. As redes de exibição agora podem ser configuradas para uma cor personalizada.

15. Uma nova opção, Ignorar CC (Clip Cubes), foi adicionada ao menu de inserção de símbolo.

16. Uma nova opção, Pelo Centro, foi adicionado ao menu Mover, Arrastar.

17. Por conveniência, um 'Abs. A opção Zero 'foi adicionada ao Plotting Multi-scale, menu Layout.

18. Uma opção Nova Layer foi adicionada ao menu Layer, Importar.

19. As linhas de Dimensões Associativas agora são compatíveis com o n. º. Seção de objeto das divisões.

20. Os seguintes códigos estendidos foram adicionados para Dimension Arredondamento: 1115 : Dimension Rounding On 1116 : Dimension Rounding Off

21. [Ctrl] + [Enter] pode agora ser usado com a linha de entrada do DataCAD.

22. A opção Recarregar está agora disponível no menu de contexto do Navegador de Símbolos, para símbolos carregados, ao navegar pela pasta.

23. Pressionando e segurando [Ctrl] + [Shift] e selecionando a opção Nova Layer no Gerenciador de Layers forçará a caixa de diálogo Nova Layer a ser exibida no centro da exibição principal.

24. Agora, MTexto pode ser selecionado em Tangentes.

25. Uma nova chave, Entity Context Menu Obeys Layer Search, foi adicionada à secção [General] do DCADWIN.ini. Se FALSE, o padrão, [Ctrl] + Right-click numa entidade ignora o alternador Layer Search. Se TRUE, o alternador Layer Search vai se aplicar ao Menu de Contexto de Entidade. Entity Context Menu Obeys Layer Search=FALSE

26. O máximo número de pontos da Cerca foi aumentado (de 36) para 256 no Esticar (2D e 3D).