Blocos Paramétricos 2D - Parte 2

Depois de definir seu bloco paramétrico e garantir que ele se comporte como esperado, você pode criar uma tabela de projeto para orientar os parâmetros relevantes do bloco. A luminária inclui restrições de quatro dimensões, mas apenas duas são relevantes para alterar o tamanho do aparelho: Largura e Comprimento. Nesta postagem, você atualizará seu bloco de luminárias paramétricas para usar uma tabela de design com tamanhos padrão para largura e comprimento.

Cadastrado em 12/09/2018 15:37
Atualizado em 12/09/2018 15:58

Guia passo-a-passo / Tuturial por Portal Graphics

Blocos Paramétricos 2D - Parte 2

Blocos Paramétricos 2D - Parte 2

Heidi Hewett
Julho 3, 2018

Na minha última publicação no BricsCAD, do tipo Faça-Você-Mesmo, guiei você pelas etapas para definir um bloco paramétrico para uma luminária. Com essa definição de um bloco único, você pode alterar facilmente o símbolo da luminária para praticamente qualquer tamanho. Embora esse tipo de flexibilidade possa ser extremamente útil para alguns blocos, outros, incluindo a luminária, são mais valiosos se estiverem limitados a tamanhos realistas ou usuais em padrão. Depois de definir seu bloco paramétrico e garantir que ele se comporte como esperado, você pode criar uma tabela de projeto para orientar os parâmetros relevantes do bloco. A luminária inclui restrições de quatro dimensões, mas apenas duas são relevantes para alterar o tamanho do aparelho: Largura e Comprimento. Nesta postagem, você atualizará seu bloco de luminárias paramétricas para usar uma tabela de design com tamanhos padrão para largura e comprimento.


[Nomes e expressões modificados para restrições dimensionais]

Criar uma tabela de design

Primeiro, você deve criar a tabela de design como um arquivo CSV (separado por vírgulas). Você pode usar um aplicativo de planilha ou um editor de texto simples. Abaixo estão os passos para usar o Wordpad, mas você pode usar qualquer aplicativo que permita salvá-lo como texto simples com uma extensão .CSV.

1. Abra o WordPad.
2. Entre os nomes dos parâmetros na linha superior, separados por vírgulas. Eu adicionei um parâmetro chamado "Size(Tamanho)". Representa os nomes das diferentes variações. Por exemplo, eu poderia chamá-los de Pequeno, Médio, Grande e Extra-Grande. Mas eu os nomeei de acordo com seu tamanho em pés, como é comum nos Estados Unidos. Largura e Comprimento referem-se às restrições de dimensão que guiarão o tamanho (em polegadas).
3. Adicione os tamanhos que você deseja incluir com os respectivos valores de largura e comprimento. Eu adicionei apenas quatro tamanhos, mas você pode ter uma longa lista com qualquer número de combinações de tamanho. A imagem abaixo mostra o que aparece no Excel (à esquerda) e no WordPad (à direita).
Obs.: Você pode usar tamanhos correlacionados à Unidade Métrica para atender com precisão às normas brasileiras


[Dados da tabela de projeto]

4. Salvar o arquivo como formato CSV. É texto simples separado por vírgulas com uma extensão de arquivo .CSV.

[Salvar como arquivo CSV]

Adicionar a tabela de projeto ao bloco paramétrico

Em seguida, você deve associar a tabela de projeto ao desenho de bloco paramétrico.

1. No BricsCAD, abra Recessed Troffer.dwg 2D. Este é o desenho de definição de bloco, não é um desenho com o bloco inserido.
2. Clique o botão direito do mouse em qualquer elemento da interface do usuário e ative o painel Navegador de Mecânica. No Navegador de Mecânica, você verá a lista de parâmetros e seus valores.


[Painel Navegador de Mecânica]

3. Na linha de Comando, insira tabelaprojeto (DESIGNTABLE) e pressione Enter para aceitar a opção padrão <From file>
4. Selecione o arquivo .csv que você criou. Observe que o parâmetro Tamanho é adicionado ao Navegador de Mecânica com os parâmetros Largura e Comprimento agrupados sob ele.
5. Verifique a propriedade 'Valor' para cada um dos principais parâmetros: Tamanho, Largura e Comprimento. Você pode selecionar os valores padrão para usar quando inserir o bloco. Por exemplo, se você usa com mais frequência adaptadores de 2"x4" em seus projetos, defina esse tamanho como padrão. Os valores correspondentes de Largura e Comprimento seguirão esse.


[Valores-Padrão da Tabela de Projeto]

6. Verifique a propriedade Exposed para cada um dos parâmetros principais: Tamanho, Largura e Comprimento. Todos devem ser configurados como Auto. Explicarei essas configurações depois que inserirmos o bloco em um desenho.


[Controle de parâmetro exposto]

7. Salve o desenho do bloco.

Modificar a instância do bloco paramétrico

Então, você pode inserir o bloco paramétrico em um desenho e testar.

1. Abra o desenho no qual você deseja inserir a luminária. Se uma definição de bloco do mesmo nome já existir no desenho atual, talvez seja necessário renomear ou apagar/limpar a definição antiga.
2. Na linha de Comando, insira BMINSERT e selecione 2D Recessed Troffer.dwg para inseri-lo como um bloco em seu desenho atual.
3. Selecione o bloco inserido.
4. No painel Propriedades, selecione um tamanho diferente no painel Parâmetros.
Agora você só pode selecionar o tamanho na tabela de projeto. Isso ajuda a garantir precisão e conformidade para os padrões.


[Controles de parâmetros no painel Propriedades]

Expondo parâmetros

Quando você adiciona a tabela de projeto ao bloco, a propriedade Exposta para todos os três parâmetros é definida como 'Auto' por padrão. Em nosso exemplo, isso significa que o Tamanho é exposto para modificar a inserção do bloco no painel Propriedades, mas os parâmetros dependentes Largura e Comprimento não são. Você pode definir explicitamente a propriedade Exposta na definição de bloco como Liga ou Desl, dependendo de quais parâmetros você deseja disponibilizar para modificar a inserção do bloco. Aqui estão alguns exemplos.


[Expondo opções de parâmetro]

O que vem a seguir?

Espero que você tenha achado esse tutorial útil. A luminária 2D é apenas um pequeno exemplo do que você pode fazer com os parâmetros do BricsCAD. A funcionalidade paramétrica é totalmente suportada em 2D e 3D e as possibilidades são infinitas!Se você quiser os arquivos e instruções para a luminária 2D Paramétrica, pode baixá-los do Bricsys 24/7.

Leia aqui mais artigos da Heidi Hewett:
Blog da Heidi - Trabalhando com Blocos
Blog da Heidi - Trabalhando com Referências
Blog da Heidi - Desenhando com Estilos
Blog da Heidi - Blocos Paramétricos 2D - Parte 1
Blog da Heidi - Blocos Paramétricos 2D - Parte 2 (artigo atual)
Blog da Heidi - Edição Classic do BricsCAD

------------------------------------------------------------

...Heidi HewettAs User Success Manager, Heidi brings her passion for learning to Bricsys, where she will work to help our customers understand the fastest path to success with BricsCAD products. During her 26-year tenure at Autodesk, Heidi worked as a Training Specialist, a Senior Applications Engineer and as a Technical Marketing Manager.


Tags da postagem

Conhecimentos Técnicos Renda Trabalho e Carreira Uso da Tecnologia

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar